História 3




Com o Nijimsky, ou Igor, iniciámos a nossa carreira de expositores. Penso que já referi que a estreia foi na 80ª Exposição Canina Internacional de Lisboa, no inverno de 1985. O Juiz da raça foi um Inglês, que enalteceu as qualidades do pequeno cachorro e nos deixou todos vaidosos, quando o qualificou de Excelente 2º.

A seguinte exposição foi a bem mais modesta, 1ª Exposição Nacional de Coruche. A raça foi então julgada por João Vieira Lisboa, que já tinha criado Cocker Spaniel. O 1º Excelente e Melhor Júnior da Raça, deixaram-nos uma vez mais entusiasmados e com vontade de por vezes participarmos nestas andanças.

Seguíram-se mais umas quantas exposições com altos e baixos. Verdade seja dita o Igor não era o protótipo do estalão da raça. Na generalidade, os pretos afogueados na altura não eram muito bem vistos pela sua falta de tipo, sendo por tal a qualidade questionável.

Chegaria a 83ª Exposição Canina Internacional de Lisboa - 1986. Ponto Qualificativo CAC-QC (Certificado de Aptidão a Campeonato - Qualificativo de Campeonato). O Juiz, uma vez mais de nacionalidade inglesa, atribuiu o CAC-QC ao Igor, abrindo-lhe assim as portas da carreira que só terminaria com a homologação do Campeonato Português de Beleza. (imagem)

Em 29 de Junho de 1986, deslocámo-nos a Vinaroz, Espanha na companhia do casal Schubeius, e daquele que viria a ser uma das peças fundamentais na nossa futura criação, Ch PT Asquanne's Orlando (imagem). Fomos para participar na V Exposicion Nacional Monográfica do Club Español del Cocker Spaniel.
Asquanne's Orlando ( Sh Ch Cilleine Echelon X Asquanne's Europa) criado pela famosa criadora e juiz britânica Anne Webster tinha sido importado par Portugal pelo casal Schubeius e sua filha Filipa, dos quais já éramos amigos.

As classificações nesta monográfica não foram as esperadas mas a experiência adquirida foi grande.

Comments

Popular posts from this blog

Sharish Kennel de Dora e Pedro

O Cão de Água Português e os Vianset

Ninhada Cão de Água Português