XIX Monográfica de Spaniels 2017



Na sexta-feira, dia 18 de Agosto do corrente ano, realizou-se na cidade de Torres Vedras, aquela que deveria ser sempre a maior festa dos Spaniels, destas tão belas, funcionais e por vezes incompreendidas raças. E digo que deveria ser sempre, porque cada vez mais vai deixando de o ser e o que poderia ser uma alegre e sã companhia e camaradagem entre os expositores e criadores destas raças, tranforma-se numa luta contra o tempo e contra todos para a obtenção do ambicionado CAC-QC que levará o exemplar vencedor ao título de Campeão de Portugal de Beleza.

É verdade que os períodos de tempo para julgamento dos exemplares são para se cumprirem, sobretudo em grandes eventos ou designados exposições nacionais ou internacionais multiraças, mas numa monográfica o tempo de avaliação deveria ser alargado dexando ao juiz especialista, todo o tempo para avaliar morfológicamente e decidir, o mais ponderado possível, sem pressão do tempo. Aos expositores caberia o tempo suficiente para levar ao ringue os seus exemplares nas melhores condições, bem escovados e penteados, tempo para brilhar com eles e ainda, algum mais para falarmos e convivermos uns com os outros. Coisa que muito falta ultimamente.

Os comissários de ringue,. não podem nem devem ter interesses por determinados exemplares sobretudo se propriedade de familiares seus, não que possam influir nos julgamentos finais, mas para que o jogo além de ser limpo, pareça mesmo limpo. Aos comissários tal como aos expositores compete-lhes toda a educação e atenção para com toda a gente e com os exemplares sobretudo. Um engano da parte dos mesmos pode ser fatal para a entrada ou avaliação final dos mesmo exemplares.

Ao juiz internacional Laurent Pichard (CH), reconhecido criador da raça Cocker Americano e de Cocker Spaniel Inglês, os nossos agradecimentos pela simpatia e pela avaliação dos nossos exemplares, espelhado nos relatórios e na classificação obtida.

Classificações obtidas pela equipa Vianset:

Classe Cachorro Fêmea
Vianset Clefable Moonlit Nights (Vianset Allegro Ma Non Troppo JCH PT X Vianset Ydal Net Lady) - 1ºMuito Bom; Melhor Cachorro Fêmea.

Classe Aberta Machos Particolores
Vianset Allegro Ma Non Troppo JCH PT (Westridge Touch Of Seduction Ch ES x Vianset Mustang Ridge Ch PT) - 3º Ex.

Classe Aberta Fêmeas Particolores
Vianset Ydal Net Lady (Gessa D'Aran Airs and Graces x Vianset Lady Gaga Ch PT GCh PT) - 1º Ex, CAC-QC, Melhor Fêmea Particolor

Aos vencedores das finais as nossas sinceras felicitações.

Aqui fica também o nosso agradecimento ao amigo Jorge Coelho dos Santos pelas fotografias 

 Vianset Clefable Moonlit Nights

 Vianset Allegro Ma Non Troppo JCH PT
 Vianset Allegro Ma Non Troppo JCH PT


Vianset Ydal Net Lady


Comments

This comment has been removed by a blog administrator.

Popular posts from this blog

Sharish Kennel de Dora e Pedro

O Cão de Água Português e os Vianset

Ninhada Cão de Água Português