II Exposição Canina Internacional Portas do Mar - Açores

A 23 de Setembro, Domingo, celebrou-se a II Exposição Canina Internacional Portas do Mar. No ainda novo Pavilhão do Mar, junto ao porto de Ponta Delgada, realizou-se pelo segundo ano consecutivo esta nova aposta da canicultura insular e com organização do CPC e apoio do Clube do Cão de Fila de São Miguel e da Associação Portas do Mar.

No sábado, realizou-se no mesmo local a 20ª Exposição Canina Monográfica do Cão de Fila de São Miguel, com atribuição de ponto de campeonato qualificativo (CAC-QC). O grande vencedor deste evento promotor e divulgador da Raça, foi o repetente Conde Dracula da Casa da Praia Ch PT, criado por Rui Teixeira e propriedade de Amadeu Ferreira. Digo repetente, porque no ano anterior e no mesmo local, foi igualmente BIS da 19ª Monográfica e apresentava-se à data em classe aberta. O Juiz escolhido para avaliar os exemplares desta 20ª Monográfica foi o Juiz Internacional Português, Manuel Loureiro Borges.

No sábado à noite, realizou-se um jantar a convite do Clube do Cão de Fila o qual precedeu um pequeno forum nas instalações do mesmo Clube. Aqui, 2 comunicações, a primeira por Maria Amélia Taborda e a segunda, aqui entro eu, com o tema de Displasia da Anca e Selecção de Reprodutores. Pena o adiantado da hora que seguramente diminuiu o número de participantes, mas os poucos que participaram foram seguramente os bons, os interessados e aqueles que contam para o futuro de uma Canicultura mais séria e com a preocupação da saúde e bem estar das raças caninas. A sessão terminou com uma formação para comissários de ringue a cargo de um elemento da Comissão de Exposições do CPC.




Entrou-se no Domingo e na II Exposição Internacional das Portas do Mar como o título refere. Grande e agradável surpresa para mim, pois haviam 6 cockers inscritos todos propriedade de Helena Gagliardini. dois deles em classe aberta macho e fêmea, nascidos em minha casa. Vianset Make Me Dream, foi 1ºEx, CAC, CACIB. Vianset Kate Blue Ryan, 1º Ex, CAC, CACIB, Melhor da Raça e 2ª no Grupo, a qual tive oportunidade de apresentar, tal os nervos e grande ansiedade da Helena.


Recebi ainda estas duas fotografias, a primeira dos dois Vianset e a segunda, da conjugação feita pela Helena e sob o prefixo de criador Lava Isles dos seu meninos fruto do cruzamento de Vianset Kate Blue Ryan com o já falecido, Stocdale Faithful Memory Ch PT em recuperação das linhas Stocdale e em conjugação com as Vianset. Bem haja Helena por tão louvável trabalho e excelente resultado.

 Vianset Kate Blue Ryan e Vianset Make Me Dream

Lava Isles St. Michaels Tribute (macho) CCJ (esq) e Lava Isles Panda's Hidden Secret (dir) e Lava Isles Riga's Faithfull Roan Memory CCJ (centro)

A Maria Helena está de Parabéns por estes seus meninos.

Felicitamos aqui a Associação Portas do Mar e o Clube do Cão de Fila de São Miguel pelo empenho e trabalho árduo, por vezes contra marés que sem sabermos bem teimam em sentido contrário.
Um grande sucesso da pequena mas esperemos teimosa canicultura insular e sob o patrocínio da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas.




Comments

Popular posts from this blog

Sharish Kennel de Dora e Pedro

O Cão de Água Português e os Vianset

Ninhada Cão de Água Português