Sharish Kennel de Dora e Pedro

Faz já algum tempo e o tempo não corre mas voa, que dois jovens entusiastas da Raça Cocker Spaniel me contactaram para adquirirem um cachorro. Quis o tempo, a circunstancia e a simpatia dos intervenientes que fosse para a suas casas o cachorro, na altura, Vianset Darth Vador, filho do nosso Ch PT Vianset Ocean Wave e da nossa Ch PT ES Vianset Wonderfull Witch. Como quase sempre, apenas queriam um animal de companhia. Mas, o Darth entrou na vida da Dora e do Pedro e puxou o gosto das exposições de beleza e da criação.
Sendo donos responsáveis, falei-lhes na importância da realização de testes genéticos nos cães que se queriam introduzir na reprodução. O Darth, filho de um livre/livre em termos de PRA (Atrofia Progessiva da Retina) e de uma portadora de PRA, foi testado e é livre/livre. Como os pais são Normal hemozigóticos para FN (Nefropatia Familiar) ele também é normal por parentesco.
Vianset Darth Vador

O contacto nas exposições e as visitas ao núcleo Vianset determinaram que mais uma cachorra fosse lá para casa, no Alentejo profundo. Desta vez uma cachorra preta, Vianset Happy Tootsie filha de Vianset Ultra Boy Blue (livre PRA e FN) com a Ch PT Vianset Ragdoll (portadora PRA; livre de FN).
Seguiu-se outra cachorra azul ruão, que a Dora e Pedro acompanharam nos primeiros tempos do seu desenvolvimento, junto com toda a ninhada LLL. Foi a Vianset Let's Dance, irmã de Vianset Lady Gaga, a ir lá para casa. Só por curiosidade, estas duas cadelas, uma nas minhas mãos e a outra nas mãos de Dora terminaram os seus Campeonatos Nacionais de Beleza e são filhas de Bencleuch Billionaire (livre PRA e FN) com a nossa Ch PT Vianset Bluebell (portadora PRA, livre FN).

Vianset Let's Dance

Na semana passada, a dora e o Pedro voltaram cá e para além de umas lindas fotos feitas à ninhada Vianset RRR, trouxeram as  duas cockers para colheita de amostras de ADN e envio ao laboratório a fim  do despiste de PRA. Foi uma grande alegria quando as respostas vindas do Laboratóro Laboklin chegaram à Clínica: As duas fêmeas são Livre/Livre para PRA. São ainda Normal/Normal para FN por parte de pais. Ficam aqui os testes recebidos e as nossas Felicitações a esses jovens criadores que se vê que devagar vão querendo chegar longe e bem.

Ficámos muito contentes; por nós, pelos Vianset Cocker, por vocês Dora e Pedro e pelos Sharysh Cocker.

Comments

Popular posts from this blog

O Cão de Água Português e os Vianset

Ninhada Cão de Água Português