O Cocker de Exposição, O Pelo e a Qualidade do Mesmo

Faz tempo que não se publica nada neste blog. Começar de novo e com o tema da pelagem no Cocker Spaniel Inglês.

o Estalão em Inglês, do Cocker diz:

"Hair: Flat, silky in texture, never wiry or wavy, not too profuse and never curly. Well feathered forelegs, body and hind legs above hocks."

"Pelagem: lisa, de textura sedosa, nunca aspera ou ondulada, não muito profuso e nunca encaracolado. Pernas dianteiras bem franjadas, corpo e pernas traseiras acima dos jarretes."

Olhando para a tradução em Português: Textura sedosa, ou seja suave ao toque quase como a seda. Isto é muito importante, sentir o pelo do nosso cocker suave e nunca áspero ou de aparencia ondulada ou pior ainda encaracolada. Não muito profusa, é dito ainda no seu estalão. Todos nós, criadores, aficionado e juizes costumamos dizer que o exagero é inimigo do correto, mas o que é facto corrente é que os nossos exemplares só ganham exposições de morfologia se tiverem franjas profusas, exageradas mesmo. Longe vai o tempo em que um cocker com franjas moderadas podia ganhar se o tipo geral fosse o correto. 


Vianset Ice Tea, com o seu pelo sedoso e com franjas sem serem demasiado abundantes ou pior ainda de textura algodonosa. Esta cadela, criada por nós, era filha de Ch PT, SP Bitcon Country Style, importado de Inglaterra por Pedro Oliveira da Silva e criada pelo conhecido Morray Armstrong. Mesmo com o seu pelo moderado, mas sedoso e portanto correto, terminou o Campeonato de Portugal ganhou ponto qualificativo de Madrid. A estrutura e o tipo geral impuseram-se face aos pelos profusos e alguns algodonados que já apareciam na época. Falamos de 1993 a 1996, talvez, presentemente ela teria tido já mais dificuldade em impor-se aos longos exagerados arranjos contemporâneos. 


Mas, voltando a pelos mais complicados, Um cão igualmente criado por nós; Ch PT Vianset Karate Kid, tinha uma densidade de pelo e um sub pelo muito complicado, jamais esquecerei as palavras de uma grande Senhora do Cocker Spaniel em Itália; -Que tenhas muita sorte com esse pelo. 

O Kid era neto de um cão preto que introduzimos precisamente na tentativa de aumentar o comprimento do pelo, mas pagamos um pouco caro a manutenção do mesmo.


https://cockerspanieldatabase.info/en/Vianset-Karate-Kid/pedigree/48924/i

Mais recentemente, temos em casa um pelo que se pode ver assim e em que os nós se formam quase constantemente. Uma filha de Vianset Allegro Ma Non Toppo, cachorra em que o pelo está sempre revolto, ondulado e cheio de nós. Por vezes, se tivermos paciência e esperarmos a época ideal, poderemos fazer um striping que durará tempo e beneficiará a qualidade do pelo.







Comments

Popular posts from this blog

Sharish Kennel de Dora e Pedro

O Cão de Água Português e os Vianset

Ninhada Cão de Água Português